Alpha Devs
FÓRUM EM FASE DE TESTES. CONTAMOS COM SUA AJUDA !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Alpha Devs
FÓRUM EM FASE DE TESTES. CONTAMOS COM SUA AJUDA !
Alpha Devs
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Jordao
Jordao
CEO
CEO
Mensagens : 3
CodeCoins : 1000
Data de inscrição : 06/06/2018
https://alphadevs.forumeiros.com

HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON  Empty HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON

Qui Jun 07, 2018 8:09 pm
A Linguagem Python foi concebida no fim dos anos 80. A primeira ideia de implementar o Python surgiu mais especificamente em 1982 enquanto Guido Van Rossum trabalhava no CWI (Centrum Wiskunde & Informatica, Centro de Matemática e Ciência da Computação) em Amsterdã, Holanda, no time de desenvolvimento da Linguagem ABC. Neste mesmo local também foi desenvolvida a linguagem Algol 68.

Posteriormente, em 1987, com o fim da linguagem ABC, Guido foi transferido para o grupo de trabalho Amoeba — um sistema operacional Microkernel liderado por Andrew Tanenbaum. Foi neste grupo que Guido percebeu a necessidade de uma linguagem para escrever programas intermediários, algo entre o C e o Shell Script.

Percebi que o desenvolvimento de utilitários para administração de sistema em C (do Amoeba) estava tomando muito tempo. Além disso, fazê-los em shell Bourne não funcionaria por diversas razões. O motivo mais importante foi que, sendo um sistema distribuído de microkernel com um design novo e radical, as operações primitivas do Amoeba eram diferiam muito (além de serem mais refinadas) das operações primitivas disponíveis no shell Bourne. Portanto, havia necessidade de uma linguagem que "preencheria o vazio entre C e o shell". Por um tempo longo, esse foi o principal objetivo do Python.

—Guido Van Rossum

Tendo como base um código de demonstração da linguagem ABC (abaixo) podemos ver que alguns elementos de sintaxe (e a indentação obrigatória) do Python foram fortemente inspiradas nesta linguagem.


Código:
HOW TO RETURN words document:
   PUT {} IN collection
   FOR line IN document:
      FOR word IN split line:
         IF word not.in collection:
            INSERT word IN collection
   RETURN collection

Em 1989 o desenvolvimento do Python realmente teve início, nos primeiros meses de 1990 o autor já possuía uma versão mínima e operacional, pelo fim do ano de 1990 Python já era mais utilizada no CWI que a própria linguagem ABC.

Primeira Release
No ano de 1991 Guido foi transferido do grupo Amoeba para o grupo Multimídia. De acordo com o próprio Guido "ABC me deu a inspiração crucial para Python, o grupo Amoeba a motivação imediata e o grupo de multimídia fomentou seu crescimento". Ainda neste ano, no dia 20 de Fevereiro, foi lançada a primeira versão do Python, então denominada de v0.9.0. O anúncio foi feito no grupo de discussão (newsgroup) alt.sources. A primeira release era composta de 21 partes uuencoded que juntos formavam um arquivo .tar. Velhos tempos…

Nesta primeira versão, o Python já contava com classes, herança, tratamento de exceções, funções, sistema de módulos (empresado da linguagem Modula-3) e os tipos de dado nativos list, dict, str, e etc.

Desde à primeira versão — e todas as outras versões lançadas dentro do CWI (Python 1.2) — possuíam uma licença derivada da licença MIT (na época utilizada pelo projeto X11), substituindo apenas a entidade legal responsável para "Stichting Mathematisch Centrum


ORIGEM DO NOME:

No início de seu projeto, Guido sabia que não queria siglas ou um nome fraco, como era o caso da linguagem ABC, ele queria que o nome da linguagem fosse marcante e forte, mas não fazia questão que o nome possuísse um significado profundo.

Foi então que Guido usou a primeira coisa que veio a sua cabeça: Monty Python’s Flying Circus. O que se encaixou perfeitamente no "padrão" de nomear uma linguagem em homenagem a pessoas famosas — ex: Pascal, Ada, Eiffel…— e à tradição do CWI de utilizar nomes de programas de TVs para projetos.

Por anos o autor evitou vincular a linguagem ao réptil (a cobra píton) mas desistiu quando a editora O’Reilly — que possui a tradição de utilizar animais nas capas de seus livros — sugeriu colocar uma cobra píton na capa do seu primeiro livro "Programming Python".


Última edição por Jordao em Qui Jun 07, 2018 8:51 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : TESTE)
avatar
Conta
PROGRAMADOR
PROGRAMADOR
Mensagens : 3
CodeCoins : 3
Data de inscrição : 07/06/2018

HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON  Empty Re: HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON

Qui Jun 07, 2018 9:02 pm
ÓTIMO POST
avatar
Conta
PROGRAMADOR
PROGRAMADOR
Mensagens : 3
CodeCoins : 3
Data de inscrição : 07/06/2018

HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON  Empty Re: HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON

Qui Jun 07, 2018 9:24 pm
BOA CARA !!!
avatar
Conta
PROGRAMADOR
PROGRAMADOR
Mensagens : 3
CodeCoins : 3
Data de inscrição : 07/06/2018

HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON  Empty Re: HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON

Qui Jun 07, 2018 9:28 pm
SERVIU PARA MEU TRABALHO !
Conteúdo patrocinado

HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON  Empty Re: HISTÓRIA DA LINGUAGEM PYTHON

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos